Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação
Imagética
Adenor Gondim, Ibejis, Cosme e Damião, sincretismo, associações simbólicas
Cosme e Damião, Adenor Gondim, 2003.

Em série sobre os duplos na fotografia, o pesquisador Mauricio Lissovsky discorre sobre uma fotografia de Adenor Gondim, realizada em 2003, que retrata Cosme e Damião e, ao fundo, relata Gondim, no seu blog Apenas Bahia, Apenas Fotografia, "a foto de uma família de romeiros em estúdio de rua - Romaria do Bom Jesus da Lapa". Uma das três primeiras fotos digitais que ele fez. "Foi feita para homenagear os santos mabaço." Entre as reflexões que o artigo propõe está a simbologia dos ibejis (gêmeos) na cultura iorubá. 

Mabaça, é a palavra em idioma iorubá que também significa gêmeos.  Na tradição portuguesa oferecem-se doces a esses santos, por serem crianças. Na tradição dos cultos afro-brasileiros, em geral, nas festas dedicadas a essas entidades, sete crianças devem comer um caruru, todas de uma única vasilha e divertirem-se ao final limpando suas mãozinhas sujas nas roupas dos visitantes. O caruru é uma iguaria preparada com quiabos, dendê, e camarão seco.

O texto de Mauricio Lissovsky foi publicado no blog Icônica, editado por Ronaldo Entler, Rubens Fernandes Júnior e que, agora, traz também o próprio Lissovsky e Claudia Sanz Linhares como colaboradores.